Internacional Aliança Democrática pressiona Ramaphosa a demitir ministros envolvidos em escândalos

Aliança Democrática pressiona Ramaphosa a demitir ministros envolvidos em escândalos

A Aliança Democrática (AD) deu um prazo de 48 horas ao Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para proceder à destituição de ministros do Governo de Unidade Nacional que estão supostamente implicados em irregularidades.

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Federal da AD após Ramaphosa ter exonerado o vice-ministro do Comércio, Indústria e Concorrência, Andrew Whitfield.

A presidência sul-africana não forneceu explicações detalhadas sobre as razões da destituição, limitando-se a afirmar que a decisão foi tomada no âmbito das competências constitucionais do Presidente. Nos bastidores, surgem especulações de que Whitfield teria sido alvo de sacrifício por realizar uma viagem não autorizada aos Estados Unidos da América.

John Steenhuiusen, líder da Aliança Democrática, afirmou que a demissão de Whitfield está relacionada com questionamentos feitos por este acerca de alegados escândalos no Ministério do Comércio, Indústria e Concorrência. Steenhuiysen criticou Ramaphosa, sugerindo que o Presidente aplica um padrão de “dois pesos, duas medidas”.

O líder da AD declarou: “Por isso, demos ao Presidente 48 horas para agir de maneira semelhante contra os outros membros do seu partido que são culpados ou enfrentam acusações graves, conforme mencionado no relatório da Comissão de Inquérito Zondo, para garantir que sejam responsabilizados.

Recomendado para si:  Hamas e Israel iniciam troca de listas de prisioneiros em negociações no Egito

Se o presidente deseja limpar o governo, sugerimos que comece por varrer a própria porta do ANC antes de limpar a porta da Aliança Democrática. Existem numerosos Ministros e Vice-Ministros no governo que estão implicados na Comissão de Inquérito de Zondo e que são acusados de fraude grave, beneficiando-se do saque ao banco VBS. Como é que todas estas pessoas mantêm os seus cargos, enquanto Andrew Whitfield perde o seu?”, indagou.