A população da localidade de Bandula, no distrito de Manica, beneficiará, ainda este ano, da construção de uma unidade sanitária de tipo I. Este novo hospital irá servir mais de 45 mil habitantes da localidade e das áreas adjacentes.
Actualmente, os residentes enfrentam o desafio de percorrer entre 15 a 40 quilómetros até chegarem às unidades de saúde mais próximas, situadas no posto administrativo de Messica ou na vila sede do distrito.
A nova estrutura incluirá um banco de socorro, triagem para adultos e crianças, tratamento de doenças comuns, consultas pré-natais, assistência ao parto, além de laboratório, internamento e farmácia, entre outros serviços essenciais.
O administrador do distrito de Manica, Vitorino Lundo, destacou que a criação desta unidade sanitária resulta da necessidade expressa pela comunidade em ter acesso a serviços de saúde mais próximos e de qualidade. Lundo assegurou que os residentes deixarão de ter dificuldades, especialmente à noite ou durante os trabalhos de parto, que, muitas vezes, obrigam as mulheres a procurar ajuda em locais distantes.
A intenção é descentralizar e expandir os serviços de saúde nas comunidades rurais. Embora o custo da empreitada não tenha sido revelado, Lundo declarou que todas as condições estão reunidas para o início das obras nos próximos meses.
“A qualidade de vida dos residentes de Bandula poderá melhorar significativamente com a construção do hospital. A resposta em situações de emergência será mais rápida e adequada. Contamos com serviços de internamento, o que garantirá um cuidado mais eficaz para cerca de 45 mil pessoas,” afirmou Lundo.
Esta nova unidade de saúde poderá também contribuir para a redução de algumas doenças e facilitará o acesso à assistência médica. “Com este hospital, será necessário aumentar o nosso capital humano, ampliando o número de médicos e outros profissionais de saúde, fundamentais para minimizar a escassez de recursos humanos no nosso distrito,” acrescentou.
O acesso a serviços de saúde tem sido uma preocupação constante para a população de Bandula, sendo que, em situações de emergência, a falta de transporte muitas vezes leva mulheres grávidas a recorrer a parteiras tradicionais, conhecidas como matronas. A província de Manica conta com um total de 151 unidades sanitárias, incluindo seis de nível distrital e um hospital provincial de referência.