Internacional Leão XIV reabre residência papal após a morte de Francisco

Leão XIV reabre residência papal após a morte de Francisco

O papa Leão XIV tomou a decisão de reabrir o apartamento papal do Palácio Apostólico no Vaticano, um acto simbólico que ocorreu no domingo.

A residência esteve selada desde a morte do seu antecessor, o papa Francisco, em Abril, e a sua reabertura marca um novo capítulo na história da Igreja Católica.

O novo pontífice removeu os selos que haviam sido colocados por protocolo e, em um gesto significativo, abriu as portas do apartamento com uma chave, permitindo assim o acesso a um espaço que inclui uma capela privada, um escritório e o próprio quarto papal. Esta acção foi acompanhada por diversos membros da alta hierarquia da Igreja, incluindo o camerlengo da Santa Igreja Romana, cardeal Kevin Joseph Farrell, e o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, entre outros.

Embora a reabertura do apartamento tenha gerado expectativas, Leão XIV ainda não anunciou onde irá residir durante o seu papado, levantando questões sobre a sua escolha de moradia.

Este movimento, no entanto, sinaliza um desejo de continuidade e de reaproximação com as tradições papais, ao mesmo tempo que reflete a vontade do novo pontífice de estabelecer a sua própria identidade e estilo de liderança.

Recomendado para si:  RDCongo: Cheias em Kinshasa resultam em 29 mortes e deixam rasto de destruição