Os rebeldes xiitas huthis, que operam no Iémen, declararam a imposição de um “bloqueio aéreo” contra Israel, acompanhada de novos ataques a aeroportos israelitas.
Em um comunicado divulgado na plataforma Telegram, o porta-voz militar dos huthis, Yahya Sarea, anunciou que as Forças Armadas iemenitas realizarão ataques repetidos, com foco no Aeroporto Ben Gurion, localizado em Lod.
“Em resposta à escalada de ataques e à decisão de Israel de expandir as suas operações contra Gaza, anunciamos que estaremos a trabalhar para impor um bloqueio aéreo total contra o inimigo israelita”, afirmou Sarea, acrescentando um apelo às companhias aéreas internacionais para que “cancelem todos os voos planeados para os aeroportos israelitas, para proteger a segurança das suas aeronaves e dos seus trabalhadores”.
Na mesma mensagem, o porta-voz mencionou também os ataques israelitas a outros países árabes, como o Líbano e a Síria.
O aeroporto Ben Gurion foi alvo de um ataque que resultou em seis feridos, quando um míssil disparado pelos huthis atingiu a instalação. Este foi o quinto ataque com mísseis contra Israel nas últimas 48 horas, e, de acordo com fontes militares israelitas, este é o primeiro caso em que o sistema defensivo do país não conseguiu interceptar os projécteis.