O governo dos Estados Unidos manifestou o seu apoio à Índia em um momento de crescente tensão com o Paquistão, que se intensificou após um ataque terrorista na região da Caxemira no final de Abril.
A reafirmação do apoio veio através do secretário de Defesa, Pete Hegseth, durante uma conversa telefónica com o ministro da Defesa indiano, Raksha Mantri Shri.
Na comunicação, Hegseth expressou as suas mais sinceras condolências pela perda de vidas resultante do ataque terrorista, que chocou a nação indiana. “Hoje, conversei com o ministro da Defesa indiano para expressar pessoalmente as minhas mais profundas condolências pela perda de vidas no hediondo ataque terrorista da semana passada”, escreveu o secretário no X, a rede social anteriormente conhecida como Twitter. “Ofereci meu forte apoio. Estamos com a Índia e seu grande povo”, acrescentou.
De acordo com informações divulgadas pelo gabinete do chefe da Defesa indiana, Hegseth reafirmou também o apoio dos EUA ao direito da Índia à auto-defesa. Esta declaração sublinha a importância da relação bilateral entre os dois países, especialmente em um contexto de crescente instabilidade regional.
Um dia antes desta conversa, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia discutido a situação com representantes de ambos os países. Durante as conversações, Rubio apelou para que Índia e Paquistão trabalhassem em conjunto para reduzir a escalada de tensões e promover a paz na região do sul da Ásia.