O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar criar uma ilusão de cessar-fogo, após o anúncio de tréguas por parte do seu homólogo russo durante o período da Páscoa.
Zelensky manifestou a sua preocupação em relação à continuidade dos ataques russos, mesmo com a declaração de tréguas.
Segundo o líder ucraniano, foram registados 59 casos de bombardeamentos e cinco ataques por unidades russas em várias direcções ao longo da linha da frente. A situação levou-o a criticar a falta de comprometimento da Rússia com a paz, destacando também dezenas de ataques realizados com drones FPV, que aumentam a inquietação sobre a veracidade das intenções russas.
Em resposta aos ataques, Zelensky afirmou que as forças ucranianas estão a agir segundo a situação, respondendo “como o inimigo merece”. Ele assegurou que a Ucrânia continuará a manter uma postura defensiva e a responder de forma simétrica aos ataques russos.
O presidente ucraniano finalizou a sua declaração reiterando que a Rússia deve respeitar as condições do cessar-fogo. A proposta da Ucrânia para estender a trégua por 30 dias permanece em discussão, no entanto, a confiança nas intenções russas continua a ser um ponto de discórdia entre os dois países.