O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu o mundo ao anunciar uma pausa nas tarifas recíprocas sobre importações americanas para determinados países, uma decisão tomada apenas dois dias após ter afirmado que não haveria qualquer interrupção nas taxas.
De acordo com Trump, mais de 75 países procuraram o governo norte-americano para discutir as novas regras tarifárias implementadas sob a sua administração.
Em troca do compromisso de não retaliar contra as políticas dos EUA, esses países terão as suas tarifas suspensas por um período de 90 dias. Contudo, o presidente não revelou a lista específica das nações beneficiadas pela medida.
Durante um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira, Trump havia sido claro ao afirmar que os EUA não consideravam suspender as tarifas, mesmo que temporariamente. Naquele momento, o presidente expressou a sua expectativa de conseguir acordos “bons e justos” através da pressão económica perante outras nações.
Além da pausa nas tarifas, Trump também decidiu limitar as taxas impostas a outros países a um patamar de 10%, uma redução que também se aplicará nos próximos 90 dias. Importa ressaltar que o Brasil, por já estar sujeito a uma taxa de 10%, não será afectado por esta nova regulamentação, mantendo-se no nível mínimo estabelecido pelo novo governo norte-americano.