Internacional Mulher morre após cirurgia realizada por falso médico do TikTok em Nova...

Mulher morre após cirurgia realizada por falso médico do TikTok em Nova Iorque

Maria Penaloza Cabrera, uma mulher colombiana residente em Nova Iorque, faleceu no hospital após entrar em paragem cardíaca durante uma cirurgia para remoção de implantes, realizada por um falso médico que promovia os seus serviços nas redes sociais, incluindo o TikTok.

A tragédia ocorreu no dia 28 de Março, quando Maria, mãe de duas crianças, submeteu-se ao procedimento na residência de Felipe Hoyos-Foronda, localizado na zona de Queens. A mulher pretendia retirar implantes que havia colocado nas nádegas, num procedimento que, em condições normais, seria considerado rotineiro para um médico-cirurgião.

No entanto, Hoyos-Foronda não possuía qualquer formação médica e administrou lidocaína de forma inadequada, o que resultou na paragem cardíaca da paciente.

Após a emergência, Maria Cabrera foi transportada para o hospital, onde foi entubada sem actividade cerebral, com os médicos a apontarem uma probabilidade mínima de sobrevivência, segundo um relato feito às autoridades, conforme reportado pelo jornal “USA Today”. Na mesma data, o alegado médico foi detido no aeroporto JFK, quando tentava deixar os Estados Unidos em direcção à Colômbia.

Recomendado para si:  Oposição da Costa do Marfim convoca protestos após exclusão de candidatos presidenciais

Segundo o mesmo jornal, e de acordo com um relatório policial, Felipe Hoyos-Foronda utilizava uma conta no TikTok para anunciar uma variedade de serviços estéticos, incluindo a aplicação de botox e outros procedimentos médicos. As suas publicações incluíam vídeos e fotografias da sua prática, realizada em ambientes domésticos, e promoviam “festas de botox” a preços acessíveis, conforme mencionado pelo “The New York Times”. O falso médico enfrenta acusações de agressão e de exercício não autorizado da medicina.