Internacional Mianmar: Mulher é resgatada com vida após cinco dias sob os escombros

Mianmar: Mulher é resgatada com vida após cinco dias sob os escombros

As equipas de resgate da China conseguiram resgatar uma mulher com vida após ela ter permanecido presa sob os escombros do Great Wall Hotel, em Mandalay, durante quase 60 horas, após um forte terremoto que atingiu a região na passada sexta-feira (28).

A operação de resgate, que durou cerca de cinco horas, foi marcada por momentos de emoção, com testemunhas aplaudindo ao ver a mulher ser retirada dos escombros e transportada em uma maca. Segundo informações da embaixada chinesa, a vítima encontra-se em estado estável.

As operações de busca estão a ser realizadas não apenas pelas forças públicas, mas também por voluntários que, mesmo sem equipamentos adequados, dedicam dias a tentar localizar e salvar pessoas que ficaram soterradas nos edifícios que desabaram em consequência do violento tremor. Até ao momento, o terremoto causou a morte de mais de 2 mil pessoas em Mianmar, além de pelo menos 18 vítimas no país vizinho, Tailândia.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos em Mianmar poderá ultrapassar os 10 mil, e o impacto económico das perdas poderá exceder a produção anual do país.

Recomendado para si:  Militares do Madagáscar tomam controlo das forças armadas em meio a protestos massivos

A assistência internacional começou a chegar a Mianmar no fim-de-semana, após um pedido de ajuda da junta militar que governa o país. Entre os países que responderam ao apelo encontram-se a China e a Rússia, aliados do regime, que enviaram ajuda e pessoal. Além destes, a Índia, Tailândia, Malásia e Cingapura também contribuíram com assistência humanitária.

Os Estados Unidos prometeram um auxílio de 2 milhões de dólares, que será canalizado através de organizações de assistência humanitária presentes em Mianmar.