A juíza federal Hannah Dugan, de 65 anos, foi detida pelo FBI, sob a acusação de obstruir a aplicação da lei de imigração nos Estados Unidos.
A sua detenção ocorreu durante uma operação destinada à captura de um imigrante indocumentado, identificado como Eduardo Flores Ruiz, originário do México.
Segundo o director do FBI, Kash Patel, a magistrada é suspeita de ter “intencionalmente desviado” os agentes federais que estavam em busca de Ruiz, o que teria facilitado a sua fuga temporária. Apesar das alegações de obstrução, o imigrante acabou por ser localizado e preso pelos agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) após uma perseguição a pé.
Patel enfatizou a gravidade da situação, afirmando que “felizmente, nossos agentes conseguiram capturar o criminoso a pé, e ele encontra-se detido desde então. Contudo, a obstrução da juíza representou um risco acrescido para o público”.
A detenção de Dugan foi confirmada por um porta-voz do tribunal federal de Milwaukee, que acrescentou que a juíza foi encaminhada para uma delegacia e se encontra à disposição das autoridades judiciais. Até ao momento, a defesa da magistrada não emitiu qualquer declaração pública sobre o caso.