Internacional Colapso de tecto em discoteca na República Dominicana provoca 98 mortos e...

Colapso de tecto em discoteca na República Dominicana provoca 98 mortos e 160 feridos

Uma tragédia sem precedentes abalou a República Dominicana na madrugada de terça-feira, quando o tecto da discoteca Jet Set desabou, resultando na morte de pelo menos 98 pessoas e deixando 160 feridos. 

O incidente ocorreu por volta da 1 hora da manhã (hora local), durante uma performance do popular cantor de merengue Rubby Pérez, cuja morte foi confirmada após o colapso.

Em declarações à imprensa, o director do Centro de Operações de Emergência (COE), Juan Manuel Méndez, afirmou que as operações de busca e resgate continuam, mas não será divulgada nova informação nas próximas cinco horas. O balanço anterior indicava 79 mortos, mas o número subiu dramaticamente nas horas seguintes, à medida que os socorristas trabalhavam entre os escombros.

Entre as vítimas, destaca-se a figura de Rubby Pérez, de 69 anos, que, junto ao saxofonista do grupo, perdeu a vida no desastre. Enrique Paulino, empresário do artista, confirmou a trágica notícia, deixando o público em estado de choque. Além disso, Nelsy Cruz, governadora da província de Monte Cristi e irmã do renomado jogador de basebol Nelson Cruz, também está entre os falecidos.

Recomendado para si:  Oposição da Costa do Marfim convoca protestos após exclusão de candidatos presidenciais

Os feridos incluem personalidades conhecidas, como o ex-jogador da Major League Baseball, Octavio Dotel, e o legislador Bray Vargas, que foram levados a hospitais da região para tratamento.

A discoteca Jet Set, famosa pelos seus concertos e festas, era um ponto de encontro popular entre celebridades locais. O Presidente dominicano, Luis Abinader, expressou seu pesar pela tragédia através da rede social X, afirmando que todas as agências de socorro estão a trabalhar incansavelmente nos esforços de resgate e que as suas orações estão com as famílias afectadas.

Abinader visitou o local do desabamento, onde foi visto a abraçar aqueles que à procura de amigos e familiares, mas não fez declarações aos jornalistas. As autoridades ainda estão a investigar as causas do colapso do tecto, cuja origem permanece desconhecida.

Em resposta à tragédia, o Presidente declarou luto oficial nos dias 8, 9 e 10 de outubro, através de um decreto que determina que a bandeira nacional seja hasteada a meia haste em todas as instalações militares e edifícios públicos em todo o país.