Um sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter sacudiu,na sexta-feira, quase toda a região Sul da Ásia, tendo o seu epicentro sido localizado perto de Mandalay, em Myanmar.
O tremor, que se fez sentir em diversos países da região, levou os governos de Myanmar e Tailândia a declararem estado de emergência e a solicitarem ajuda internacional, uma vez que o balanço de vítimas continua a aumentar.
Imagens amadoras que circulam nas redes sociais mostram o impacto devastador do sismo, que fez desabar vários edifícios e abriu fendas em estradas. Na Tailândia, em Banguecoque, 43 trabalhadores ficaram soterrados após a queda de um edifício em construção, enquanto em outra construção, 90 pessoas estão desaparecidas, com três delas já declaradas mortas.
Em Myanmar, pelo menos 20 pessoas perderam a vida quando a mesquita Shwe Pho Shein desabou em Mandalay. O desastre também causou o colapso de um hotel em Aung Ban, resultando na morte de duas pessoas. Além disso, cinco crianças morreram num mosteiro, onde equipas de resgate estão a tentar localizar e salvar cerca de quinze pessoas que permanecem presas nos escombros.
O impacto do sismo foi sentido em toda a região, desde a China até ao Camboja, passando por Vietname, Índia e Bangladesh. O hipocentro do tremor localizou-se a uma profundidade de dez quilómetros, e um segundo abalo, com magnitude de 6.4, foi registado com o mesmo epicentro, intensificando a preocupação e o caos na região.