A empresa de logística norte-americana Crowley, operadora e co-proprietária do navio MV Stena Immaculate, confirmou que toda a sua tripulação se encontra em segurança após uma colisão com um cargueiro com pavilhão da Madeira, ocorrida ao largo do nordeste de Inglaterra.
De acordo com um comunicado divulgado pela Crowley, com sede na Florida, o MV Stena Immaculate, que transportava combustível de aviação, foi atingido por volta das 10h00 no Mar do Norte.
A empresa sublinhou que, apesar do incidente, todos os mais de 20 membros da tripulação estão contabilizados e a salvo. No entanto, a situação é preocupante, uma vez que há receios de que o combustível esteja a ser derramado no mar.
“Um incêndio ocorreu como resultado da colisão, e há relatos de que o combustível foi libertado. A tripulação do Stena Immaculate foi obrigada a abandonar o navio após várias explosões a bordo. Todos os marinheiros da Crowley estão seguros e totalmente contabilizados”, afirmou a empresa em seu comunicado.
Importa destacar que o combustível em questão pertence ao governo dos Estados Unidos, o que levanta preocupações adicionais sobre possíveis impactos ambientais e a resposta à emergência.
As autoridades marítimas do Reino Unido foram notificadas e estão a investigar as circunstâncias da colisão, bem como a extensão dos danos e do possível derrame. As equipas de recuperação foram mobilizadas para monitorizar a situação e minimizar os efeitos ambientais do incidente.