Um grupo de indivíduos desconhecidos, armados com instrumentos contundentes, perpetraram, na noite de quinta-feira, actos de vandalismo no Centro de Saúde de Nametil, localizado no distrito de Mogovolas, Nampula.
De acordo com Alimo Chea, director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Mogovolas, os vândalos danificaram gravemente as enfermarias de pediatria e o laboratório da unidade de saúde.
A rápida intervenção das forças policiais foi determinante para evitar que outros sectores do Centro de Saúde fossem igualmente afectados, salvaguardando assim a integridade de instalações essenciais para o atendimento à população.
Importa recordar que o Centro de Saúde de Nametil foi reaberto a 31 de Janeiro deste ano, após ter permanecido encerrado desde Dezembro de 2024 devido à destruição provocada por manifestações que se seguiram às eleições.
Este novo acto de vandalismo levanta preocupações acerca da segurança das infraestruturas de saúde na região e sobre a necessidade urgente de medidas que protejam esses espaços vitais para a comunidade.