Abdel Fattah al-Burhan, líder militar do Sudão, anunciou em declarações à rede de televisão catari “Al Jazeera” que “Cartum está livre”.
A afirmação foi feita durante uma visita ao Palácio Presidencial, onde Burhan esteve pela primeira vez desde o início do conflito armado em 15 de Abril de 2023 entre o Exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (FAR), lideradas por Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti.
O líder militar chegou a Cartum a bordo de um helicóptero, após o Exército ter confirmado o controle do aeroporto internacional da capital e de um “último bastião” das forças paramilitares na cidade. Na passada sexta-feira, o Exército sudanês conseguiu expulsar as FAR do Palácio Presidencial, que apresentava danos significativos resultantes dos intensos combates entre os dois lados.
Desde o início da guerra, o aeroporto, o Palácio e a maioria dos centros urbanos de Cartum estavam sob domínio das FAR. Contudo, não houve, até o momento, uma reacção por parte das FAR a estas recentes perdas territoriais, cujo reduto principal permanece na região de Darfur, no oeste do Sudão.
Nas últimas semanas, o Exército sudanês intensificou uma campanha militar com o objectivo de retomar os distritos controlados pelas FAR na vasta capital, depois de as ter expulso das principais cidades e vilas do centro-leste e centro-sul do país. O conflito, que eclodiu após a falência das negociações para a integração das forças paramilitares na estrutura militar nacional, já resultou na morte de dezenas de milhares de pessoas e na deslocação interna de mais de 12 milhões de sudaneses.