O governo provincial de Cabo Delgado anunciou que a crise de abastecimento de combustíveis, que tem afectado a região desde a semana passada, será resolvida nos próximos dias.
A informação foi divulgada pelo governador Valige Tauabo, que revelou que um petroleiro está previsto para chegar ao porto de Pemba na segunda-feira.
Valige Tauabo destacou que “o combustível que chegará, tanto o gasóleo quanto a gasolina, aliviará imediatamente a demanda, com a expectativa de que a situação esteja estabilizada nos próximos seis dias”. O governador reforçou que, após esse período, o fornecimento deverá voltar à normalidade, com a chegada regular de outros navios ao porto.
A escassez de combustíveis foi desencadeada por um bloqueio na Estrada Nacional 1 (EN1), resultante dos danos causados pelo ciclone tropical Jude, que interrompeu o transporte de combustíveis para a região.
O governo provincial apela à compreensão da população e assegura que estão a ser envidados todos os esforços para restaurar a normalidade no abastecimento.