Uma avalanche provocada por uma geleira no Himalaia indiano deixou, pelo menos, 57 trabalhadores presos na manhã de sexta-feira (28), segundo informaram autoridades locais.
O incidente ocorreu na região fronteiriça da Índia com o Tibete, a menos de 5 quilómetros do famoso templo hindu de Badrinath.
Os operários, que se encontravam no local para a construção de uma estrada, ficaram submersos sob a neve, desencadeando uma urgente operação de resgate. Pushkar Singh Dhami, governador do estado de Uttarakhand, confirmou que 16 trabalhadores já foram resgatados. A operação conta com a colaboração do Exército indiano, da Força Estadual de Resposta a Desastres e da Polícia da Fronteira Indo-Tibetana.
Entretanto, o Exército indiano relatou que as condições climáticas são extremamente adversas, com uma intensa nevasca a dificultar as operações. Além disso, pequenas avalanches continuam a ocorrer na área, complicando ainda mais o trabalho das equipas de resgate.
O oficial sénior da polícia, Nilesh Anand Bharne, informou que, dos 57 trabalhadores presos, 10 foram resgatados em estado grave e encaminhados para um acampamento militar próximo à vila Mana. As autoridades locais referem que, até ao momento, não há registos de vítimas mortais.