Sam Nujoma, o primeiro Presidente da Namíbia independente e venerado herói nacional, faleceu na noite de sábado (08), aos 95 anos.
A notícia foi divulgada pelo actual presidente do país, Nangolo Mbumba, através das redes sociais, provocando uma onda de pesar entre o povo namibiano e a comunidade internacional.
“É, portanto, com a maior tristeza e pesar que anuncio esta manhã de 9 de Fevereiro de 2025 ao povo namibiano, nossos irmãos e irmãs africanos e o mundo em geral, sobre o falecimento de nosso reverenciado lutador pela liberdade e líder revolucionário, Sua Excelência Dr. Sam Shafiishuna Nujoma”, escreveu Mbumba.
O ex-presidente Nujoma esteve internado durante três semanas em um hospital, onde recebeu tratamento para problemas de saúde, tendo sucumbido à sua condição na noite de sábado, às 23h45, em Windhoek.
Na sua mensagem de condolências, o actual líder da Namíbia destacou a importância de Nujoma na luta pela liberdade do país. “O nosso venerável líder, o Dr. Nujoma, não só abriu o caminho para a liberdade como também nos inspirou a levantarmo-nos e a tornarmo-nos senhores desta vasta terra dos nossos antepassados”, afirmou Mbumba.
A nota oficial também elogiou a trajectória de vida do líder, reconhecendo os seus esforços em prol da independência da Namíbia. “Nosso Pai Fundador viveu uma vida longa e consequente durante a qual serviu excepcionalmente o povo de seu amado país. Ele comandou heroicamente o povo namibiano durante as horas mais sombrias de nossa luta de libertação, até a obtenção da liberdade e independência em 21 de Março de 1990”, pode ler-se no comunicado da Presidência.