Sociedade ARA Norte alerta para a evacuação de famílias em áreas próximas às...

ARA Norte alerta para a evacuação de famílias em áreas próximas às bacias hidrográficas

A Administração Regional das Águas do Norte (ARA Norte) emitiu um alerta urgente para a retirada voluntária das famílias que habitam nas imediações das bacias hidrográficas, em resposta à recente subida dos caudais dos principais rios, provocada pelas intensas chuvas que têm afectado a região nos últimos dias.

Carlitos Omar, director-geral da ARA Norte, destacou que, entre as várias bacias da região, a de Melule apresenta, neste momento, níveis alarmantes de alerta. Diante dessa situação, o responsável lançou um apelo à população: “As famílias que residem nas zonas propensas devem retirar-se imediatamente. É crucial que as comunidades acatem as orientações das autoridades competentes quanto à necessidade de não atravessarem os rios e que ouçam as previsões meteorológicas. Estamos no auge da época chuvosa e é vital seguirmos estas orientações para garantir a nossa segurança.”

A ARA Norte está a mobilizar técnicos para o distrito de Larde, onde se registou recentemente uma situação de galgamento do rio. “Os nossos profissionais estão a trabalhar no terreno, não só para mitigar os riscos, mas também para sensibilizar a população sobre as necessárias precauções a tomar”, acrescentou Carlitos Omar.

Recomendado para si:  Jovens em Moçambique enfatizam reconciliação nacional como processo em construção

Além disso, o director-geral informou que, embora as bacias hidrográficas de Licungo, Lúrio, Ligonha, Megaruma, Montepuez e Monapo estejam a receber um volume significativo de água, ainda não apresentam sinais de alerta em termos de níveis hidrométricos.