Um sistema de baixa pressão atmosférica, formado na terça-feira a nordeste da Ilha de Madagáscar, está a suscitar preocupações nas autoridades meteorológicas.
Segundo os Serviços Centrais de Previsão Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), este fenómeno, denominado “Dikeledi” – um nome proposto pela África do Sul – poderá evoluir para um ciclone tropical, afectando a costa moçambicana a partir deste domingo.
Acácio Tembe, meteorologista do INAM, alertou ao jornal “Notícias” que, neste momento, o sistema já se encontra classificado como uma depressão tropical. As previsões indicam que nas próximas horas poderá transformar-se em tempestade tropical, com o potencial de atingir o estágio de ciclone até sábado, próximo da costa leste de Madagáscar.
O INAM informa que o impacto do fenómeno poderá ser sentido nas províncias de Nampula, Zambézia e Sofala, onde se esperam chuvas intensas e ventos fortes, acompanhados de trovoadas severas. As condições climáticas adversas podem comprometer a navegação marítima, levando as autoridades a aconselharem precauções adicionais.
Em termos de precipitação, as previsões apontam para chuvas significativas, com valores a rondar os 50 milímetros em 24 horas, podendo em algumas áreas ultrapassar os 75 milímetros. Em todo o país, a chuva deverá ser intensa, mas de curta duração, com o INAM a prever que as províncias de Maputo, Gaza e uma parte de Inhambane sejam as mais afectadas.
Além das chuvas, o fenómeno será acompanhado por ventos com rajadas que poderão atingir os 50 quilómetros por hora, e uma descida acentuada das temperaturas, que deverão oscilar entre os 26 e os 30 graus nas diversas províncias.