Internacional Papa nomeia primeira mulher para chefiar importante gabinete do Vaticano

Papa nomeia primeira mulher para chefiar importante gabinete do Vaticano

O Papa Francisco deu um passo significativo no fortalecimento da liderança feminina na Igreja Católica ao nomear pela primeira vez uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano. 

A freira Simona Brambilla foi escolhida para dirigir o departamento responsável pelas ordens religiosas da Igreja Católica, um marco histórico, já que até agora mulheres ocuparam apenas o cargo de número 2 em algumas áreas do Vaticano.

Com a nomeação de Brambilla, que é italiana, uma mulher assume pela primeira vez a liderança de um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Sé, o órgão central de governo da Igreja. A escolha é vista como um avanço no objectivo do Papa Francisco de dar mais papéis de liderança às mulheres dentro da Igreja.

O boletim oficial do Vaticano designou Brambilla como “prefeita” do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, enquanto o cardeal Ángel Fernández Artime, um salesiano, foi nomeado co-líder, ou “pro-prefeito”.

Este departamento é responsável por todas as ordens religiosas da Igreja, desde grandes congregações como os jesuítas e franciscanos até os movimentos mais recentes e menores.

Recomendado para si:  Acidente de autocarro no Brasil causa a morte de pelo menos 17 passageiros

Brambilla, de 59 anos, é membro dos Missionários da Consolata e, desde o ano passado, ocupava o cargo de número 2 no mesmo departamento. Ela substitui o Cardeal João Braz de Aviz, de 77 anos, que se aposentou do cargo.