Uma forte tempestade de neve causou caos em várias partes da Europa, levando ao fechamento temporário de aeroportos e à suspensão de voos no Reino Unido, Alemanha e Países Baixos.
As condições meteorológicas extremas durante o domingo resultaram em grandes transtornos para viajantes e residentes.
Os aeroportos de Liverpool, Manchester, Newcastle, Birmingham, Bristol e Leeds Bradford foram forçados a fechar devido à acumulação de gelo nas pistas, resultando no cancelamento de centenas de voos. Alguns voos foram redireccionados para Londres, onde as condições permitiam aterrissagens seguras.
As ligações ferroviárias também sofreram interrupções, principalmente devido a falhas de energia, e várias estradas tornaram-se intransitáveis com a neve atingindo 25 centímetros em algumas áreas.
Além disso, cortes de afectaram partes da Inglaterra e do País de Gales, deixando muitas casas sem electricidade. Em Liverpool, as condições climáticas ameaçaram a realização um jogo da Liga inglesa de futebol entre Liverpool e Manchester United.
Na Alemanha, aeroportos como Munique, Frankfurt e Estugarda enfrentaram atrasos e cancelamentos de voos devido à neve e gelo. No domingo, em Frankfurt, o maior aeroporto do país, 120 voos foram cancelados de um total de 1.090 previstos para a manhã. Em Munique, 35 voos foram cancelados por precaução no sábado à noite.
O Serviço Meteorológico Alemão alertou para uma “situação meteorológica extremamente grave”, com uma frente fria vinda do Sudoeste que aumenta o risco de gelo nas estradas, representando um perigo para o tráfego rodoviário.
As perturbações começaram na sexta-feira à noite no Aeroporto de Berlim, onde 30 voos foram suspensos, 17 dos quais cancelados.
Nos Países Baixos, o Aeroporto de Amesterdão-Schiphol cancelou pelo menos 70 voos. O instituto meteorológico neerlandês emitiu um alerta de código amarelo, o terceiro mais grave, para grande parte do país devido à neve, superfícies escorregadias e visibilidade reduzida.