Internacional Houthis reivindicam ataque a porta-aviões dos EUA no mar vermelho

Houthis reivindicam ataque a porta-aviões dos EUA no mar vermelho

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Os Houthis, grupo iemenita, reivindicaram um ataque contra o porta-aviões USS Harry Truman, das forças militares dos Estados Unidos, no Mar Vermelho.

Em comunicado divulgado na segunda-feira (06), o grupo afirmou ter utilizado dois mísseis de cruzeiro e quatro drones na ofensiva. A data exacta do ataque não foi revelada.

De acordo com Yahya Saree, porta-voz dos Houthis, o ataque ocorreu enquanto as forças norte-americanas se preparavam para uma operação contra o território iemenita, interrompida pela ação contra o USS Harry Truman. “A operação permitiu interromper o ataque”, declarou Saree.

Desde o início do conflito na Faixa de Gaza, os Houthis têm intensificado ataques contra embarcações de países aliados a Israel, demonstrando apoio ao Hamas e aos palestinos. As operações do grupo têm se concentrado principalmente nos mares Vermelho e Arábico.

Em Julho de 2024, os Houthis realizaram um ataque directo contra o território israelense, elevando as tensões com o governo de Benjamin Netanyahu.

A mais recente troca de ataques entre os Houthis e Israel ocorreu no final de Dezembro, após forças israelenses atingirem alvos do grupo no Iêmen, em retaliação a uma ofensiva de mísseis e drones dos iemenitas contra Israel.