As tropas da Operação Hadin Kai, que actuam no nordeste da Nigéria, realizaram recentemente uma operação de limpeza no infame enclave terrorista conhecido como Triângulo de Timbuktu.
A informação foi divulgada pelo porta-voz do Exército nigeriano, tenente-general Edward Buba, em um comunicado emitido no domingo e reproduzido hoje pela agência de notícias France-Presse (AFP).
De acordo com Buba, a operação militar visa desmantelar a presença de grupos terroristas na região e iniciou a 16 de Janeiro. Desde então, as forças armadas nigerianas têm enfrentado diversos confrontos com extremistas. “Esta operação, que se desenrola em três vertentes, visa erradicar a actividade terrorista no Triângulo de Timbuktu. Durante a operação de limpeza, conseguimos neutralizar 70 combatentes terroristas, incluindo três altos comandantes”, afirmou o porta-voz.
No entanto, a operação também teve um custo significativo. O tenente-general Buba lamentou a morte de 22 militares e o registo de vários feridos, reflectindo a intensidade e a complexidade dos confrontos.
A região nordeste da Nigéria tem sido alvo de ataques do grupo extremista Boko Haram desde 2009, uma violência que se intensificou com o surgimento da dissidência conhecida como Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) em 2016. Ambos os grupos terroristas têm como objectivo a imposição de um Estado islâmico em um país que apresenta uma maioria muçulmana no norte e uma predominância cristã no sul.