Curiosas EUA: Professor sob investigação após denunciar alunos imigrantes

EUA: Professor sob investigação após denunciar alunos imigrantes

Um professor temporário da NorthSide High School, localizada em Fort Worth, foi afastado das suas funções e está sob investigação após uma controversa sugestão de que agentes da Agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) fossem à escola para localizar imigrantes ilegais. 

A declaração, feita através da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), suscitou uma onda de críticas e preocupações sobre a segurança e o bem-estar dos alunos.

Na publicação, o docente, cuja identidade não foi revelada, expressou descontentamento com a proficiência em inglês de alguns alunos, afirmando que muitos deles não falam a língua e utilizam tradutores para se comunicar. “Agentes da ICE devem ir à escola NorthSide, em Fort Worth, para encontrar imigrantes ilegais”, escreveu, ao mesmo tempo que criticava o sistema educacional do Texas. Ele acrescentou que alunos da 10ª e 11ª série deveriam ter um maior suporte linguístico.

Desde o início das operações da ICE na última quinta-feira, a agência contabilizou 4.521 detenções de imigrantes, enfatizando que suas acções são “direccionadas” e priorizam aqueles com antecedentes criminais.

Recomendado para si:  Paciente com Parkinson toca clarinete durante operação ao cérebro no Reino Unido

Segundo a CBS News Texas, 93% dos alunos do distrito escolar em questão identificam-se como hispânicos ou latinos, o que torna a situação ainda mais delicada. Após a divulgação da publicação do professor, o Distrito Escolar de Fort Worth emitiu um comunicado em inglês e espanhol, assegurando à comunidade o seu compromisso em promover um ambiente positivo e inclusivo para todos os estudantes.

O deputado democrata do Texas, Marc Veasy, também se manifestou sobre o episódio, ressaltando a importância de um ambiente escolar seguro e acolhedor. “As crianças devem se sentir seguras e apoiadas na escola, não alvo dos próprios educadores que deveriam orientá-las. Esta situação alarmante na NorthSide High é um lembrete do trabalho que devemos fazer para proteger todas as crianças, não importa de onde venham”, afirmou Veasy.