O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um alerta importante sobre a evolução de um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou a nordeste da Ilha de Madagáscar, na bacia do sudoeste do Oceano Índico.
Nas últimas horas, este sistema transformou-se numa depressão tropical e as previsões indicam que poderá alcançar o estágio de ciclone tropical já no próximo sábado, nas proximidades da costa leste de Madagáscar.
Segundo as projecções meteorológicas, o sistema deverá mover-se em direcção ao Canal de Moçambique no dia seguinte, 12 de Janeiro, podendo causar perturbações significativas na navegação marítima devido aos ventos tempestuosos que se esperam.
O INAM adverte que a aproximação deste ciclone à costa moçambicana poderá ocorrer na segunda-feira, altura em que se espera que o fenómeno meteorológico se mantenha na categoria de ciclone tropical.
As províncias de Nampula, Zambézia e Sofala estão especialmente em alerta, pois poderão ser severamente afectadas por chuvas intensas e ventos fortes a muito fortes, acompanhados de trovoadas severas.