Internacional Sissoco Embaló destaca as diferenças entre a Guiné-Bissau e Moçambique

Sissoco Embaló destaca as diferenças entre a Guiné-Bissau e Moçambique

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, fez um apelo à vigilância política para os estudantes e docentes da Universidade Amílcar Cabral (UAC), a única instituição pública de ensino superior no país, que enfrenta diversas dificuldades.

A intervenção ocorreu durante a cerimónia de batismo do anfiteatro da universidade com o nome do próprio Presidente.

Embaló exortou os jovens a estarem atentos a políticos que, segundo ele, “têm tentado criar confusão” no país, advertindo-os para que não permitam que o seu futuro seja comprometido por ações de instabilidade. “Estão a tentar copiar o que acontece em Moçambique, um país que passou vários anos de guerra civil. Digo a essa gente que a realidade é diferente aqui”, afirmou o chefe de Estado.

O Presidente criticou a atitude de certos grupos políticos que, segundo ele, insistem em organizar manifestações que visam semear a desordem.

A referência surge num contexto em que a coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI-Terra Ranka), liderada por Domingos Simões Pereira, tentou realizar uma passeata em Bissau no passado dia 21. A tentativa foi frustrada pela polícia, que dispersou a manifestação, resultando na detenção de vários opositores políticos.

Recomendado para si:  Homem que tentou assassinar Trump é condenado à prisão perpétua

Destaques da semana