O Ministério Sul-Africano dos Assuntos Internos anunciou, na quarta-feira, o lançamento do primeiro lote de autocarros usados destinados à deportação de imigrantes ilegais provenientes dos países da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral).
O anúncio foi feito pelo Ministro Leon Schreiber durante uma visita ao Posto Fronteiriço de Lebombo, onde revelou que mais de 200 supostos mineiros ilegais moçambicanos já foram deportados sob esta nova iniciativa.
O Ministro Schreiber destacou que a utilização de autocarros para a deportação se insere nos esforços do governo sul-africano para combater os crimes transfronteiriços. “Este é um investimento na aplicação do estado de direito na África do Sul. Portanto, quando virem esses autocarros na estrada, saibam que o governo está a trabalhar para o seu povo. Aplicaremos o estado de direito sem medo ou favor”, afirmou Schreiber.
O ministro sublinhou ainda que a mensagem do governo é clara: “Damos as boas-vindas a qualquer viajante, investidor, turista ou pessoa que deseje seguir as nossas leis e contribuir para a construção da África do Sul.
Contudo, isso não se aplica àqueles que violam as nossas leis e não estão dispostos a cumprir as nossas regras.”
A Autoridade de Gestão de Fronteiras expressou a sua preocupação em relação ao aumento de tentativas de entrada ilegal na África do Sul, especialmente ao longo da fronteira com Moçambique. Entre 10 de Outubro e 22 de Novembro, cerca de 200 pessoas foram interceptadas ao tentarem cruzar a fronteira de forma ilegal.

















