Capa Conflito interno na Renamo deixa oito feridos em Manica

Conflito interno na Renamo deixa oito feridos em Manica

Na manhã de sábado, um confronto entre duas facções da Renamo, principal partido de oposição em Moçambique, resultou em oito pessoas feridas, duas delas em estado grave, na cidade de Chimoio, província de Manica.

O conflito surgiu entre uma ala que exige a saída imediata de Ossufo Momade da liderança do partido e a realização de um congresso extraordinário, e outra que apoia a permanência do general na direcção da Renamo.

A ala contestatária invadiu a sede provincial da Renamo armada com paus, tentando expulsar a delegação local, que consideram ter sido imposta por Momade. A resistência das duas partes levou ao confronto físico.

Os confrontos, que começaram dentro da sede, rapidamente se espalharam para a rua em frente ao edifício. A polícia foi chamada para intervir e resgatar dois reféns mantidos pela ala contestatária, que havia tomado o controle da sede.

Até o momento, a direcção da Renamo não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. As tensões internas refletem as divisões dentro do partido quanto à liderança de Ossufo Momade.

Recomendado para si:  Cabo Delgado: Nova esquadra da PRM será construída em Metoro

Destaques da semana