Um membro das Forças de Defesa de Moçambique (FADM), com apenas 28 anos, foi detido sob acusação de roubo na via pública, tendo como alvo um cidadão do qual subtraiu mais de um milhão de meticais.
O incidente ocorreu enquanto o militar se encontrava em serviço no Centro de Recrutamento.
De acordo com Enina Tsinine, porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Nampula, o indivíduo terá alugado uma viatura para perseguir a sua vítima, cuja identidade permanece desconhecida.
O militar, agindo com premeditação, atropelou a vítima com o intuito de a imobilizar, antes de roubar-lhe a quantia considerável de dinheiro que possuía.
Durante a tentativa de fuga, um dos pneus do veículo furou, obrigando o suspeito e seus comparsas a abandonarem o automóvel numa área florestal, levando consigo o montante roubado. Temendo a acção policial, o militar dirigiu-se à esquadra para apresentar uma denúncia falsa de que a viatura lhe havia sido roubada.
Durante o desenrolar da investigação, o jovem militar negou as acusações e insistiu que, na verdade, tinha sido vítima de um assalto. “Roubaram-me a viatura no Mercado Novo e a mesma foi envolvida num assalto na zona do Controlo. Não faço parte do assalto. Parei aqui (no SERNIC) porque vim fazer uma denúncia e constataram que a viatura era minha, por isso prenderam-me”, declarou.
A vítima do roubo encontra-se actualmente em processo de recuperação, segundo as autoridades.
Além deste caso, o SERNIC apresentou outro indivíduo, supostamente envolvido em quadrilhas que incluem agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), acusados de raptar uma cidadã no ano passado no distrito de Mogovolas.
Adicionalmente, foram apresentados dez outros indivíduos suspeitos de integrarem um grupo responsável por vários assaltos na cidade de Nampula e em outras áreas da província, incluindo a subtracção de mais de dois milhões de meticais de cidadãos que se dirigiam a agências bancárias e roubos em bombas de combustível no distrito de Meconta, onde também foram levados telemóveis e 60 mil meticais.