Destaque África do Sul ameaça encerrar fronteira de Ressano Garcia novamente

África do Sul ameaça encerrar fronteira de Ressano Garcia novamente

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A República da África do Sul encontra-se em ponderação sobre o possível encerramento da fronteira dos Lebombos, que liga o país a Moçambique, localizada em Ressano Garcia, no distrito da Moamba, na província de Maputo. 

Esta deliberada medida surge após uma série de vandalizações populares que ocorreram na semana passada, levando ao encerramento temporário da passagem fronteiriça.

A Autoridade Sul-Africana de Gestão de Fronteiras (MBA) mantém esta possibilidade em aberto, uma vez que foram identificados novos indícios que suscitam preocupações sobre a segurança na região.

O Director do organismo, Mike Masiapato, afirmou que a fronteira permanecerá aberta desde que a situação social actual se mantenha sob controlo.

Em comunicado divulgado e citado pela Rádio Moçambique, a MBA sublinhou os esforços em curso para descongestionar as longas filas de veículos que transportam minérios destinados ao porto de Maputo, um ponto vital para a economia local.

“Se houver novas ameaças, teremos infelizmente de voltar a fechar, porque será a realidade com a qual teremos de nos dar”, declarou Masiapato, enfatizando a seriedade da situação.