Sociedade 3.778 pessoas afectadas por inundações permanecem em centros de acomodação

3.778 pessoas afectadas por inundações permanecem em centros de acomodação

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

Um total de 3.778 indivíduos afectados pelas inundações na cidade de Maputo continuam a ser acolhidos em centros de acomodação, onde recebem apoio em alimentos e materiais básicos. 

A informação foi divulgada pela porta-voz do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, Piedade Mataveia, durante a apresentação do balanço do Plano Económico e Orçamento do Estado, referente ao período de Janeiro a Setembro deste ano.

Durante a sua intervenção, Mataveia destacou que, desde o início do ano, foram distribuídos produtos alimentares e não alimentares, bem como materiais de construção, às famílias afectadas. Este esforço logístico resultou numa impressionante taxa de cumprimento do plano de 189 por cento.

A porta-voz também fez referência às consequências devastadoras das inundações, que foram provocadas pelo ciclone tropical severo Filipo. “As inundações provocaram a destruição parcial de 172 casas, a perda total de 258 residências e inundaram 10.647 outras. No total, 49.761 pessoas foram afectadas, resultando em sete óbitos e um ferido”, afirmou.

As autoridades locais continuam a monitorar a situação e a prestar assistência às comunidades atingidas, na esperança de uma recuperação rápida e eficaz. A solidariedade da população e o empenho das instituições envolvidas têm sido fundamentais para mitigar os impactos da catástrofe natural.