O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou, no sábado, participar num novo debate com a sua oponente democrata, Kamala Harris, poucos dias antes das eleições presidenciais, agendadas para Novembro.
“É demasiado tarde para organizar outro debate. A votação já começou”, afirmou Trump durante um comício na Carolina do Norte, sendo citado pela Agência France Presse.
O ex-presidente referia-se ao facto de, desde sexta-feira, ter sido dado início à votação antecipada em alguns estados norte-americanos.
Kamala Harris, que substituiu Joe Biden como candidata do Partido Democrata, tinha desafiado Trump para um novo confronto televisivo a 23 de Outubro, numa entrevista à CNN.
A democrata pressionou o seu adversário, propondo a realização deste debate nos últimos dias da campanha.
A análise da maioria das sondagens relativas ao debate de 10 de Setembro indica que Harris se destacou, conseguindo, em várias ocasiões, colocar o candidato republicano em dificuldades, especialmente em temas relacionados com a sua imagem e reputação internacional.
Apesar disso, Trump afirmou que foi ele quem venceu o debate e criticou a imparcialidade dos moderadores da ABC, acusando-os de favoritismo.
A apenas 45 dias das eleições, as sondagens apontam para uma disputa renhida, com Trump e Harris a apresentarem-se praticamente empatados nos estados decisivos, conhecidos como “swing states”, onde o resultado das eleições será provavelmente decidido.
A votação presencial antecipada arrancou na passada sexta-feira nos estados de Minnesota, Dakota do Sul e Virgínia, marcando o início de uma corrida de seis semanas até ao dia das eleições, a 5 de Novembro.
Os eleitores destes três estados foram os primeiros a exercer o seu direito de voto presencial, com outros estados a seguirem nas próximas semanas.
Este arranque na votação surge após um verão de grande turbulência política nos Estados Unidos, que incluiu a retirada de Joe Biden da corrida presidencial, sendo substituído pela sua vice-presidente, Kamala Harris, como a candidata oficial do Partido Democrata.