Internacional Ataque israelita em Gaza resulta em 40 mortos e 60 feridos, alvo...

Ataque israelita em Gaza resulta em 40 mortos e 60 feridos, alvo era centro de comando do Hamas

Um ataque aéreo israelita na zona humanitária de Al-Mawasi, em Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, causou a morte de 40 pessoas e deixou 60 feridos, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil de Gaza. 

O exército israelita afirmou que o alvo do ataque era um “centro de comando” do grupo islamita Hamas, responsável por coordenar operações a partir dessa área.

Segundo o porta-voz do exército israelita, o ataque foi realizado na noite de segunda-feira, com o objectivo de atingir “principais terroristas do Hamas” que estariam a operar no local. Contudo, o Hamas, através de um comunicado divulgado na plataforma Telegram, negou a presença de combatentes seus na zona humanitária de Khan Younes.

Este ataque ocorre num contexto de guerra na Faixa de Gaza, declarada por Israel em 7 de Outubro do ano passado, após um ataque em grande escala realizado pelo Hamas em território israelita, que resultou na morte de 1.194 pessoas, maioritariamente civis.

No mesmo dia, o Hamas sequestrou 251 israelitas, dos quais 97 continuam em cativeiro e 33 já foram declarados mortos pelo exército israelita.

Recomendado para si:  Desabamento em mina de coltan na RDC pode ter causado até 300 mortos

Desde o início do conflito, o número de vítimas tem sido devastador. As autoridades locais de Gaza indicam que cerca de 41 mil pessoas já morreram, mais de 94.700 ficaram feridas e mais de 10 mil permanecem desaparecidas, sendo a maioria destas vítimas civis.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, é classificado como uma organização terrorista por países como os Estados Unidos, a União Europeia e Israel.

Destaques da semana