Nacional Israel concorda com cessar-fogo em Gaza, anuncia Blinken, e apela ao Hamas...

Israel concorda com cessar-fogo em Gaza, anuncia Blinken, e apela ao Hamas para aderir

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou que Israel aceitou uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, bem como a libertação de reféns, apelando ao movimento islamita palestiniano Hamas para que também aceite o acordo.

Durante uma reunião “muito construtiva” com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Blinken afirmou que recebeu confirmação de que Israel apoia a proposta mediada por Washington. “O próximo passo crucial é o Hamas concordar,” sublinhou o chefe da diplomacia norte-americana.

A declaração foi feita após uma longa reunião de duas horas e meia com Netanyahu, no contexto da nona visita de emergência de Blinken ao Médio Oriente desde o início do actual conflito na Faixa de Gaza, território sob o controlo do Hamas desde 2007.

Blinken já havia destacado anteriormente a necessidade urgente de concluir um acordo que garantiria o retorno dos reféns detidos pelo Hamas a Israel, ao mesmo tempo que permitiria que a população de Gaza recebesse a tão necessária ajuda humanitária, após mais de 10 meses de intensos combates que devastaram a região.

No entanto, o secretário de Estado dos EUA não revelou se foram discutidas as preocupações específicas do Hamas, incluindo a exigência de Israel em controlar dois corredores estratégicos na Faixa de Gaza.

Na terça-feira, Blinken deverá deslocar-se ao Egipto, dando continuidade aos esforços de mediação entre Israel e o Hamas, nos quais os Estados Unidos, o Egipto e o Qatar têm estado envolvidos há meses, apesar das sucessivas interrupções nas conversações.

Além do cessar-fogo, Blinken anunciou também que Israel se comprometeu a apoiar os esforços para vacinar as crianças de Gaza contra a poliomielite, após um apelo da ONU na sequência do primeiro caso confirmado em 25 anos no território. “Estamos a colaborar com o governo israelita e acreditamos que um plano poderá ser apresentado nas próximas semanas. É urgente e vital,” afirmou Blinken.

Na última sexta-feira, a ONU apelou a uma pausa humanitária de uma semana para vacinar mais de 640.000 crianças na Faixa de Gaza.

O conflito em curso entre Israel e o Hamas iniciou com um ataque sem precedentes do Hamas em território israelita, a 7 de Outubro de 2023, que resultou na morte de aproximadamente 1.200 pessoas e no sequestro de mais de duas centenas de reféns, de acordo com fontes israelitas.

Em resposta ao ataque, Israel lançou uma vasta ofensiva na Faixa de Gaza, que já causou mais de 40.000 mortos, a maioria dos quais civis, e resultou numa catástrofe humanitária que desestabilizou toda a região do Médio Oriente.