Internacional Explosão no sul da Tailândia resulta em um morto e 18 feridos

Explosão no sul da Tailândia resulta em um morto e 18 feridos

Uma explosão ocorrida em frente a um apartamento da polícia no sul da Tailândia causou a morte de uma pessoa e ferimentos em outras 18.

O incidente aconteceu na cidade de Yala, uma região conhecida pelos conflitos armados com o movimento separatista islâmico. As equipas de emergência estão a investigar se a explosão foi causada por um carro armadilhado.

A explosão teve lugar às 10h10 locais (4h10 em Lisboa) no exterior de um apartamento da esquadra de polícia de Bannang Sata. Num vídeo publicado pelo Centro de Assistência de Emergência de Yala no Facebook, pode-se ver uma grande nuvem de fumo e vários veículos em chamas à frente do edifício residencial, com destroços espalhados a dezenas de metros da área afectada.

As autoridades isolaram o local, temendo a possível presença de outros engenhos explosivos, uma táctica comummente utilizada pelos insurgentes muçulmanos da região. Estes grupos reivindicam raramente a autoria dos atentados.

Desde 2004, quando o movimento separatista muçulmano retomou a luta armada após uma década de inactividade, cerca de 7.600 pessoas foram mortas e mais de 14.100 ficaram feridas no sul da Tailândia, de acordo com dados do Deep South Watch.

Recomendado para si:  Massacre no oeste da Nigéria deixa pelo menos 162 vítimas mortais

Os ataques com armas ligeiras, assassinatos e atentados à bomba têm sido frequentes nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, regiões de maioria muçulmana e etnia malaia. Isto apesar da presença de cerca de 40.000 membros das forças de segurança e do estado de emergência em vigor.

Nos últimos anos, especialmente desde 2020, houve uma redução significativa no número de incidentes. Os insurgentes denunciam a discriminação sofrida pela minoria muçulmana por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um estado islâmico que integre estas três províncias. Estas áreas faziam parte do antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há cerca de um século.

Destaques da semana