Sociedade Trabalhadores da Kenmare detidos por assassinato de colega de trabalho

Trabalhadores da Kenmare detidos por assassinato de colega de trabalho

Cinco funcionários da empresa Kenmare, especializada na extracção de areias pesadas em Topuito, no distrito de Larde, foram detidos sob a acusação de terem assassinado um colega de trabalho.

Os detidos incluem auxiliares da empresa, um motorista de camião e um guarda. Na semana passada, estes indivíduos elaboraram um plano para roubar combustível e tentaram envolver o colega falecido, que prontamente recusou fazer parte do esquema.

Perante a recusa, que representava um obstáculo aos seus planos, os acusados decidiram atirar o colega a uma vala e, posteriormente, utilizaram uma escavadora para o enterrar.

Após o ato, para afastar suspeitas, o grupo comunicou de imediato à empresa que o colega tinha falecido num acidente de trabalho. A Kenmare, por sua vez, reportou o caso ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), solicitando uma investigação.

Após uma semana, uma equipa multissectorial composta por elementos da Saúde, Polícia da República de Moçambique (PRM) e SERNIC concluiu que a vítima não morreu num acidente de trabalho, mas sim foi assassinada pelos colegas.

Recomendado para si:  Trabalhadores e clientes da Kawena em Xai-Xai exigem pagamentos após fecho da empresa

Enina Tsinine, porta-voz do SERNIC em Nampula, afirmou que a vítima era constantemente aliciada pelos acusados para se envolver no roubo, algo que sempre recusou.