Sociedade Criminalidade Fiscais despedidos continuam a efectuar cobranças ilegais em Nampula

Fiscais despedidos continuam a efectuar cobranças ilegais em Nampula

Apesar de terem sido dispensados recentemente, alguns fiscais continuam a realizar cobranças em nome do Conselho Municipal de Nampula, gerando preocupação na nova gestão liderada por Luís Giquira. 

O edil promete implementar mudanças na identificação dos funcionários em exercício para combater esta prática irregular.

A administração municipal de Nampula está alarmada com o aumento de casos de pessoas mal-intencionadas que têm estado a recolher receitas em nome da instituição. Estes indivíduos são parte do grupo de mais de mil funcionários municipais demitidos recentemente, após serem descobertas diversas irregularidades nos seus contractos de trabalho.

“Apesar de terem sido despedidos do Conselho Municipal há pouco tempo, tenho conhecimento de que continuam a utilizar o nome, logotipo e uniforme da instituição para recolher dinheiro. Por isso, apelamos aos agentes económicos para que estejam atentos, e decidimos que iremos alterar os crachás para dissuadir os criminosos”, afirmou Giquira, edil de Nampula.

Apesar dos desafios, Giquira destaca um substancial crescimento económico no que diz respeito à arrecadação de receitas, evidenciado por um aumento de 17,5% no último semestre. O edil revelou que o município aspira aumentar a arrecadação diária de receitas fiscais de 29 mil meticais para 40 mil meticais.

Recomendado para si:  Governo aprova sistema de licenciamento electrónico para transportes públicos

Com o intuito de melhorar a qualidade e desempenho dos seus funcionários, o Conselho Municipal de Nampula está a promover formações, tendo iniciado a primeira fase nesta terça-feira.

“Identificamos algumas lacunas em termos de conhecimentos básicos nos nossos fiscais para desempenharem as suas funções adequadamente. Por isso, achamos prudente solicitar a intervenção da Agência Tributária para ministrar formações com o objectivo de mitigar todas as dificuldades”, acrescentou o edil.

Actualmente, as receitas fiscais diárias do Município de Nampula totalizam 29 mil meticais, mas a expectativa é de aumentar para 40 mil meticais nos próximos dias.