Os agricultores estão a planear bloquear várias passagens entre os dois países ao longo dos Pirenéus no âmbito das eleições europeias.
Várias estradas em La Jonquera, Girona, Espanha, estão a registar problemas de trânsito devido aos protestos de agricultores, que já levaram ao corte de duas faixas na AP-7, a principal ligação entre França e Espanha, perto de Lyers.
Associações de agricultores franceses, em coordenação com as suas homólogas espanholas, estão a organizar bloqueios nos principais pontos fronteiriços entre os dois países para relembrar as principais reivindicações dos seus protestos dos últimos meses, poucos dias antes das eleições europeias.
As delegações governamentais dos departamentos de fronteira franceses relataram problemas de trânsito esperados nas autoestradas e estradas, começando pela rota de maior tráfego entre os dois países, La Jonquera-Le Boulou.
Segundo o serviço de trânsito catalão, na A-2 existe uma fila de 5,5 quilómetros, com uma via fechada em Fornells de la Selva, também em direcção ao território francês.
Os manifestantes exigem medidas relacionadas com a aplicação de cláusulas a produtos importados de países fora da União Europeia e o fim dos impostos aplicados ao consumo de energia, na prática da actividade agrícola.
A manifestação, liderada na Catalunha pela plataforma Revolta Pagesa, na ausência do sindicato Unió de Pagesos, maioritário nesta Comunidade Autónoma, mas que preferiu não interferir na campanha eleitoral, está prevista para começar às 10:00 e durar 24 horas.














