O Partido Comunista do Vietname nomeou To Lam, atual ministro da Segurança Pública, como o novo Presidente do país. A nomeação ocorre após a demissão do anterior Presidente, Vo Van Thuong, no contexto de uma vasta campanha anticorrupção, conforme noticiado pela Europa Press.
O Comité Central do Partido Comunista aprovou a “nomeação do camarada To Lam, militar, membro do Politburo e ministro da Segurança Pública, como Presidente”, conforme informou a Agência de Notícias do Vietname, citada pela Europa Press.
To Lam, que é general e uma das figuras mais influentes do país, deverá receber a aprovação parlamentar na próxima semana para assumir formalmente o cargo.
No dia 21 de março, o parlamento vietnamita aprovou a demissão de Vo Van Thuong, que esteve na Presidência por pouco mais de um ano. Após a demissão, Vo Thi Anh Xuan, que ocupava o cargo de vice-Presidente, foi nomeado Presidente interino até à eleição de um sucessor.
Um dia antes da demissão, Vo Van Thuong, de 54 anos, anunciou que deixaria o cargo em meio a uma campanha anticorrupção que abalou a liderança do partido. O Comité Central de Inspeção acusou-o de violar os regulamentos internos do partido, segundo informações do diário vietnamita “Tuoi Tre”.
O Comité Central afirmou que as ações de Thuong levaram a uma diminuição do seu índice de aprovação pública e afetaram a reputação do partido.
Thuong, cuja posição é amplamente simbólica, assumiu o cargo em março de 2023, dois meses após a demissão de Nguyen Xuan Phuc, que deixou a Presidência devido a vários escândalos de corrupção ocorridos durante a pandemia de coronavírus.

















