Os utentes do Instituto Nacional de Transportes Rodoviários (INATRO), localizado na cidade de Maputo, encontram-se frustrados devido à falta de sistema para o pagamento de multas, atribuição de matrículas, emissão e renovação de cartas de condução.
Desde quinta-feira, os problemas informáticos têm afetado os utentes que recorrem aos serviços do INATRO, causando descontentamento devido à alegada falha do sistema.
Para usufruir dos diversos serviços oferecidos pelo instituto, os utentes são obrigados a utilizar o sistema virtual, o que, no entanto, não é dominado pela maioria, resultando em prejuízos para os mesmos.
Elina Guevane, que pretendia obter uma segunda via da sua carta de condução e pagar multas, não conseguiu realizar os procedimentos devido ao problema informático. “O sistema digital é bem-vindo e as mudanças também o são, mas para implementar um novo sistema, eles devem primeiro passar por uma fase de adaptação para avaliar a credibilidade do mesmo”, comentou.
“Hoje vim aqui para renovar a carta de condução, mas dizem que não há sistema. Recebi a mesma informação na quinta-feira e não sei como vou lidar com a Polícia de Trânsito quando me mandarem parar”, queixou-se Hortêncio Vilanculo.
















