Politica Presidente Nyusi insta nova embaixadora em Lisboa a impulsionar cimeira bilateral

Presidente Nyusi insta nova embaixadora em Lisboa a impulsionar cimeira bilateral

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, solicitou à recém-nomeada embaixadora do país em Lisboa, Stella Zeca, que dinamize a próxima reunião da cimeira bilateral, conforme comunicado da Presidência da República.

Nyusi recebeu novos embaixadores de Moçambique em oito países para reuniões de trabalho em Maputo, onde os encorajou a promover a imagem do país além-fronteiras e intensificar as relações com essas nações e seus povos.

Dirigindo-se especificamente à representação em Portugal, Nyusi destacou a importância de impulsionar a realização da cimeira bilateral entre Moçambique e Portugal, a ser realizada em Maputo, conforme consta no comunicado oficial.

Além disso, o Presidente enfatizou a necessidade de uma abordagem mais proativa na promoção da diplomacia económica, visando atrair mais investimentos e parcerias empresariais para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do país.

Para outros embaixadores, foram atribuídas orientações específicas para fortalecer a cooperação em áreas como agricultura, pescas, trocas comerciais, gestão de recursos hídricos, combate ao terrorismo e exploração de recursos naturais.

Nyusi também instou os embaixadores a apoiarem as comunidades moçambicanas nos países onde estão acreditados e a promoverem a cooperação bilateral em vários setores, como energia, mineração e formação superior de quadros moçambicanos.

O comunicado da Presidência reiterou o apoio total do Presidente e do Governo moçambicano aos embaixadores recém-nomeados, exortando-os a acompanharem e apoiarem as comunidades moçambicanas nesses países.

Ganhe 1000MT hoje no Aviator. Comece com 10MT.