Internacional Inundações no Afeganistão: Pelo menos 14 mortos e várias regiões afetadas

Inundações no Afeganistão: Pelo menos 14 mortos e várias regiões afetadas

As autoridades afegãs reportaram pelo menos 14 vítimas mortais e uma pessoa desaparecida devido às inundações que devastaram quase metade do território do Afeganistão.

As chuvas torrenciais e as inundações repentinas resultaram na morte de sete pessoas na província de Herat, localizada no oeste do país, nos últimos dias, conforme relatou Musa Ashhari, diretor provincial da autoridade de gestão de desastres.

Além disso, o mau tempo causou a morte de duas pessoas na região de Jawzjan, duas em Sari Pul (noroeste), duas em Gaur (oeste) e uma em Farah (oeste), de acordo com autoridades locais.

Janan Saiq, porta-voz do Ministério de Gestão de Calamidades do governo liderado pelos talibãs, informou à televisão afegã Tolo News que, nos últimos três dias, cerca de 140 casas foram parcial ou totalmente destruídas devido às chuvas, e mais de duas mil cabeças de gado morreram.

Mohammad Ashraf Haqshenas, porta-voz do Ministério das Obras Públicas talibã, indicou que deslizamentos de terra e inundações bloquearam várias estradas nas províncias de Badakhshan, Tahar (nordeste), Gaur e Nuristan (leste).

Recomendado para si:  António José Seguro é eleito novo Presidente de Portugal

Este desastre natural é o mais recente numa série de eventos similares que assolaram o Afeganistão. No mês de abril, tempestades e inundações causaram mais de 70 mortes e deixaram cerca de 50 feridos em diversas partes do país.

Destaques da semana