Na terça-feira, o antigo primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, foi nomeado o novo chefe do governo “por consenso” pelo Conselho Presidencial de Transição. Essa decisão visa preencher temporariamente o vazio político no país, que tem sido assolado pela violência armada.
Após discussões no Conselho Presidencial de Transição e audiências com os candidatos seleccionados para o cargo de primeiro-ministro, Garry Conille foi escolhido por consenso para liderar o governo de transição, conforme declarado pelo presidente do órgão haitiano, Edgard Leblanc.
Conille recebeu o voto favorável de seis dos sete membros do conselho, que iniciou seus trabalhos há um mês, de acordo com fontes consultadas pela agência de notícias espanhola EFE.
Alix Didier Fils-Aimé, outro candidato ao cargo, já parabenizou Conille nas redes sociais: “Dou meus sinceros parabéns ao primeiro-ministro indigitado pelo Conselho Presidencial de Transição, Garry Conille. Sou um patriota convicto. Viva o Haiti!”.
Anteriormente, o ex-ministro das Finanças do Haiti, Michel Patrick Boisvert, ocupava o cargo de primeiro-ministro interino após a demissão de Ariel Henry.
Entretanto, Fritz Belizaire, ex-titular da pasta do Desporto, havia sido nomeado chefe do governo pelo grupo maioritário do Conselho Presidencial de Transição. No entanto, essa decisão unilateral provocou uma crise na instituição, levando à abertura de um processo de candidatura ao cargo.
Garry Conille, com 58 anos, já havia sido chefe de governo entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012, durante a administração de Michel Martelly, mas renunciou após um conflito com seu próprio gabinete.

















