Sociedade Décima ronda de vacinação contra a poliomielite inicia hoje

Décima ronda de vacinação contra a poliomielite inicia hoje

Receba vagas no seu WhatsApp

Siga o nosso canal do WhatsApp para receber vagas no status do WhatsApp.

Clique aqui para seguir

A partir de hoje e até sábado, 1 de Junho, arranca a décima ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite em Moçambique, dirigida a crianças desde o nascimento até aos 14 anos.

Esta iniciativa ambiciosa prevê imunizar um total de 8.693.106 crianças em 45 distritos das províncias da Zambézia, Tete, Cabo Delgado e Niassa, onde a presença do vírus ainda é uma preocupação.

Esta campanha é uma medida crucial de saúde pública para interromper a transmissão do vírus e proteger os mais jovens. Leonildo Nhapose, director nacional do Programa Alargado de Vacinação no Ministério da Saúde (MISAU), afirmou que, graças aos esforços conjuntos, Moçambique foi recentemente declarado livre da circulação do vírus selvagem da poliomielite tipo 1 (PSV1). No entanto, continua a haver preocupações com as outras duas estirpes, o poliovírus derivado da vacina tipo 1 (cVDPV1) e tipo 2 (cVDPV2).

Para garantir o sucesso desta campanha e alcançar os objectivos estabelecidos, foram mobilizadas 9449 equipas, totalizando cerca de 34 mil pessoas. Entre elas, estão vacinadores, mobilizadores, registadores, supervisores, coordenadores, digitadores de dados, logísticos, monitores independentes, parceiros e motoristas.

Este esforço conjunto é essencial para assegurar que todas as crianças abrangidas pela campanha recebam a vacina, contribuindo para a erradicação da poliomielite no país e promovendo um futuro mais saudável para as novas gerações.

Ganhe 1000MT hoje no Aviator. Comece com 10MT.