Internacional Ataques de homens armados na Nigéria deixam cerca de 40 mortos em...

Ataques de homens armados na Nigéria deixam cerca de 40 mortos em Estado de Plateau

No estado de Plateau, na Nigéria, indivíduos armados lançaram ataques fatais que resultaram na morte de aproximadamente 40 pessoas e no incêndio de várias residências.

Segundo as autoridades locais, os agressores fugiam de uma operação conduzida pelas forças de segurança na floresta de Bangalala, onde a polícia afirma ter “neutralizado sete dos indivíduos”.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a responsabilidade por este ataque na região central da Nigéria, que é frequentemente palco de conflitos fundiários, mineradores e intercomunitários. Essa violência, que assola a região há anos, está frequentemente relacionada à disputa pelo controle da terra entre pastores nómadas e agricultores rurais.

Com cerca de 4 milhões de habitantes, esta área da Nigéria é também reconhecida pelas suas reservas significativas de estanho, zinco e chumbo. As actividades de mineração ilegal alimentam tensões e violência intercomunitárias.

Em Dezembro passado, pelo menos 140 residentes morreram num ataque às comunidades, aprofundando ainda mais as preocupações com a segurança e a estabilidade na região.

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

Destaques da semana