No estado de Plateau, na Nigéria, indivíduos armados lançaram ataques fatais que resultaram na morte de aproximadamente 40 pessoas e no incêndio de várias residências.
Segundo as autoridades locais, os agressores fugiam de uma operação conduzida pelas forças de segurança na floresta de Bangalala, onde a polícia afirma ter “neutralizado sete dos indivíduos”.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a responsabilidade por este ataque na região central da Nigéria, que é frequentemente palco de conflitos fundiários, mineradores e intercomunitários. Essa violência, que assola a região há anos, está frequentemente relacionada à disputa pelo controle da terra entre pastores nómadas e agricultores rurais.
Com cerca de 4 milhões de habitantes, esta área da Nigéria é também reconhecida pelas suas reservas significativas de estanho, zinco e chumbo. As actividades de mineração ilegal alimentam tensões e violência intercomunitárias.
Em Dezembro passado, pelo menos 140 residentes morreram num ataque às comunidades, aprofundando ainda mais as preocupações com a segurança e a estabilidade na região.

















