A Administração Nacional de Estradas (ANE) iniciou um processo de demolição de empreendimentos construídos nas áreas de reserva da Estrada Nacional Número 1 (N1), em Xai-Xai e nos distritos de Limpopo e Chongoene, devido ao perigo que representam para os automobilistas e a população em geral.
Estes empreendimentos incluem estabelecimentos comerciais, serviços e residências particulares que foram erguidos em espaços impróprios, podendo comprometer futuros projetos de alargamento da rodovia.
Em Xai-Xai, próximo ao cruzamento da praia, um empreendimento foi demolido pela ANE, pois estava dentro dos 30 metros de reserva da estrada e também numa área destinada à retenção de águas pluviais.
Jeremias Mazoio, delegado da ANE na província de Gaza, destacou que essas construções ilegais aumentariam os custos das obras de reabilitação e ampliação das estradas, devido à necessidade de compensar os proprietários das estruturas.
Além disso, a ANE ressalta que essas construções representam um risco em caso de acidentes, como despistes, já que não há espaço para a manobra dos veículos antes de atingir as infraestruturas.