Internacional ANC agenda audiência com ex-presidente Jacob Zuma

ANC agenda audiência com ex-presidente Jacob Zuma

O Congresso Nacional Africano (ANC) anunciou que agendou uma audiência com o seu ex-presidente, Jacob Zuma, perante o comité de disciplina do partido. Esta medida, segundo o ANC, não está relacionada com a campanha eleitoral em curso para as eleições marcadas para 29 de maio.

Jacob Zuma foi suspenso pelo ANC no final de janeiro e só esta quinta-feira foi divulgado que a audiência do processo movido contra ele está marcada para a próxima terça-feira.

No dia 24 de abril, o ANC notificou Zuma, acusando-o de violar os estatutos do partido ao declarar apoio ao Umkhoto WeSizwe e encabeçar a lista deste partido nas eleições parlamentares.

O partido afirmou que a campanha eleitoral continua conforme o planeado e não vê qualquer ligação entre esta e a audiência de terça-feira.

O Presidente, Cyril Ramaphosa, explicou na província do Cabo Ocidental que o Comité de Disciplina do ANC é um órgão independente que opera dentro dos limites estabelecidos pelos estatutos do partido. Ramaphosa acrescentou que, após todas as etapas serem seguidas, o comité de disciplina anunciará suas conclusões, que muitos acreditam incluir a expulsão de Jacob Zuma do ANC.

Recomendado para si:  Ministério Público Militar pede expulsão de Jair Bolsonaro das Forças Armadas

Alguns analistas questionam o timing da audiência de Zuma, já que faltam pouco mais de vinte dias para as eleições sul-africanas.

O porta-voz do Umkhoto WeSizwe, Nhlamulo Ndhlela, confirmou que Jacob Zuma comparecerá na sede do ANC em Joanesburgo na próxima terça-feira. Ndhela acrescentou que os apoiantes de Zuma também estarão presentes, mas do lado de fora do edifício do ANC.

Não está claro se Jacob Zuma se dirigirá aos seus apoiantes na sede do Congresso Nacional Africano.

O ANC já pediu aos seus membros para evitarem confrontos e alertou os apoiantes do Umkhoto WeSizwe que a audiência é exclusivamente com Jacob Zuma.

Em 10 de maio, o Tribunal Constitucional iniciará o julgamento sobre a elegibilidade de Jacob Zuma para concorrer como membro do parlamento sul-africano.

Destaques da semana