Sociedade Tuberculose ceifa 359 vidas em 2023, com aumento de casos em Nampula

Tuberculose ceifa 359 vidas em 2023, com aumento de casos em Nampula

No ano de 2023, a tuberculose tirou a vida a 359 pessoas em Moçambique. Além disso, foram reportados 14.063 casos da doença, com mais da metade deles confirmados como tuberculose pulmonar.

O Diretor Provincial da Saúde de Nampula, Fernando Mitano, revelou esses dados durante as celebrações do Dia Mundial da Tuberculose, que ocorreu a 24 de março. Este ano, o evento foi marcado pelo lema “Sim, nós podemos acabar com a tuberculose”.

Mitano enfatizou a necessidade de envolvimento de todos os intervenientes na luta contra a tuberculose para reduzir esses números alarmantes. Ele incentivou as comunidades a encaminhar imediatamente qualquer pessoa com mais de duas semanas de tosse para a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento.

É importante ressaltar que o tratamento para tuberculose é fornecido gratuitamente e há profissionais qualificados para diagnosticar a doença. Além disso, existem medicamentos em quantidade suficiente para o tratamento, que geralmente dura seis meses. Mitano destacou que combater a tuberculose também é uma forma de combater a pobreza, já que as pessoas afetadas enfrentam dificuldades para se deslocar, trabalhar, produzir e sustentar suas famílias.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura