Destaque Falso inspector detido por extorsão no mercado de Tete

Falso inspector detido por extorsão no mercado de Tete

Um homem de 43 anos foi detido em Tete, suspeito de extorquir agentes económicos do mercado Kwachena, um dos maiores da cidade, ao fazer-se passar por um inspector do Instituto Nacional das Atividades Económicas (INAE).

Segundo o delegado provincial do INAE, Eduardo Matangue, a detenção ocorreu após uma denúncia de uma das vítimas, que alegadamente pagou mil meticais ao suspeito. A investigação revelou que o dinheiro encontrado em posse do detido sugere que ele já estava envolvido em atividades criminosas há mais tempo.

O suspeito, que se apresentou à imprensa como empreendedor no ramo técnico de contabilidade, admitiu ter cometido o ato, mas negou qualquer crime, alegando que apenas realizou negócios com os agentes económicos que agora se sentem lesados.

“Estamos num mundo de negócios, mas as coisas não correram bem. Para mim, isso não é crime, seria se eu tivesse matado ou sequestrado alguém. Eu não fiz essas coisas. Apenas fiz um negócio e não há mal nisso”, argumentou o suspeito.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país

A polícia continua a investigar o caso para determinar o alcance total das atividades ilegais do indivíduo e quais medidas serão tomadas em relação ao seu comportamento.